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O VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita tem como tema Relações entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais e objetiva realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia. O exame das possibilidades de diálogo entre campos de conhecimento projeta implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas educacionais. A relevância de uma reflexão sobre as relações entre linguagem e poder origina-se do reconhecimento da natureza multifacetada das práticas sociais de alfabetização e letramento. Por isso, a necessidade de uma ação multidisciplinar por parte de pesquisadores que se dedicam a essa temática, no sentido de examinar a profícua produção acadêmica sobre os usos sociais da leitura e da escrita.

Apresentação



Objetivos:

O Colóquio busca contribuir para:

(i) a definição de uma agenda de pesquisas (que lacunas são identificadas no quadro da produção acadêmica contemporânea? o que se considera relevante e necessário pesquisar nos próximos anos?);

(ii) a informação de políticas educacionais (que princípios e orientações devem ser considerados na proposição de políticas educacionais públicas? como estabelecer diálogos com agentes responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas?).

A relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados do letramento produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados.


Histórico:

Desde sua 1ª edição, o Colóquio reúne pesquisadores nacionais e internacionais para discussão de questões contemporâneas sobre Cultura Escrita e Letramento, numa perspectiva interdisciplinar. As temáticas abordadas nas edições anteriores foram:

1ª edição (2007): "Relações entre cultura, oralidade, escrita e cognição".

2ª edição (2008): "Cultura escrita: concepções de alfabetização e letramento".

3ª edição (2010): "Diversidade e diferença na educação: cultura, escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades". Nesse ano foi publicado o livro Cultura escrita e Letramento, que reuniu trabalhos das primeiras edições.

4ª edição (2012): "Práticas de linguagem e letramento: teorias e métodos".

5ª edição (2014): “Contraposição e integração de estudos sobre Letramento e Cultura Escrita: um balanço interdisciplinar”.

Programação



1º dia: domingo, 30/07/2017


Horário Atividade Local
15h00 Credenciamento Saguão de entrada da FaE
16h00 Abertura oficial
Homenagem ao Prof. Brian Street
Auditório Neidson Rodrigues
17h30
19h30
Mesa-redonda 01: Relações entre letramento e poder
Coordenadora: Andrea Machado de Almeida Mattos (Universidade Federal de Minas Gerais)

Critical multiliteracies in language teacher education: The Issues Analysis Project
Brian Morgan (York University)

Reading comprehension as intertextual practice: language, literacy and power in the classroom
David Bloome (The Ohio State University)

Standards-Based EFL teaching in Brazil and the Intentionality of Critical Teacher Education
Miriam Jorge (Universidade Federal de Minas Gerais)
Auditório Neidson Rodrigues
19h30 Confraternização
Lançamento de livros
Apresentação musical (Geilton e banda)
Hall em frente ao Auditório Luiz Pompeu


2º dia: segunda-feira, 31/07/2017


Horário Atividade Local
08h00
10h00
Mesa-redonda 02: Linguagem e relações de poder na primeira infância
Coordenadora: Maria de Fátima Cardoso Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais)

Young children´s storytelling and literacy learning in the classroom: from deficit to strength based models
Laurie Katz (The Ohio State University)

Do poder da linguagem na primeira infância
Patrícia Corsino (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Professoras e crianças: relações de poder em eventos de letramento literário
Mônica Baptista Correa (Universidade Federal de Minas Gerais)
Auditório Neidson Rodrigues
10h00
10h30
Intervalo - café Hall em frente ao Auditório Luiz Pompeu
10h30
12h00
Sessão de apresentação de comunicações I Salas de aula
12h30
13h30
Almoço
13h30
15h30
Sessão de apresentação de comunicações II Salas de aula
15h30
16h00
Intervalo - café Hall em frente ao Auditório Luiz Pompeu
16h00
18h00
Mesa-redonda 03: Letramento acadêmico
Coordenadora: Maria José Francisco de Souza (Universidade Federal de Minas Gerais)

Agentividade e autonomização do sujeito no processo de escrita científica: ferramentas teórico-metodológicas para analisar diários de pesquisadores principiantes
Sophie Bailly (Université de Lorraine)

O que as universidades brasileiras dizem sobre a publicação acadêmica em inglês
Raquel Fiad (Universidade Estadual de Campinas)

Interação orientador/orientando no processo de escrita acadêmica: um olhar sobre parâmetros, crenças e valores revelados no discurso do orientador
Juliana Alves Assis (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

Do trabalho discursivo do sujeito na escrita de textos acadêmicos à inserção nas práticas do letramento da esfera universitária: explorando as bases teórico-metodológicas de um estudo de caso Jane Quintiliano Guimarães Silva (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Auditório Neidson Rodrigues
18h00
19h30
Mesa-redonda 04: Pesquisas qualitativas sobre letramento
Coordenador: Gilcinei Teodoro Carvalho (Universidade Federal de Minas Gerais)

Interactional ethnography as a logic of inquiry
Judith Green (University of California at Santa Barbara)

Pesquisas qualitativas e estudos de letramento: reconceptualizando as noções de cultura, lugar e contexto
Lesley Bartlett (University of Wisconsin-Madison)
Auditório Neidson Rodrigues

3º dia: terça-feira, 01/08/2017


Horário Atividade Local
08h00
10h00
Mesa-redonda 05: Perspectivas multimodais da cultura escrita
Coordenadora: Terezinha Cristina Rocha (Universidade Federal de Minas Gerais)

Investigações sobre leitura e produção de textos multimodais em sala de aula e seus impactos na educação em ciências
Cláudia Avellar Freitas (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Oralidade e escrituras na cultura Xacriabá
Carlos Henrique Gerken (Universidade Federal de São João Del Rey)

Práticas de escritas multimodais em contextos indígenas como estratégia de escuta de vozes silenciadas
Josiley de Souza; Maria Gorete Neto; Vanessa Sena Thomaz (Universidade Federal de Minas Gerais)
Auditório Neidson Rodrigues
10h00
10h30
Intervalo - café Hall de entrada do Ceale
10h30
12h00
Sessão de apresentação de comunicações III Salas de aula
12h00
13h30
Almoço
13h30
15h30
Sessão de apresentação de comunicações IV Salas de aula
15h30
16h00
Intervalo - café Hall de entrada do Ceale
16h00
17h30
Mesa-redonda 06: Perspectivas históricas na pesquisa sobre cultura escrita
Coordenadora: Mônica YumiJinzenji (Universidade Federal de Minas Gerais)

Indicadores para o estudo da cultura escrita na historia
Ana Maria de Oliveira Galvão (Universidade Federal de Minas Gerais)

Tipografia como via de entrada nos estudos da cultura escrita
Isabel Cristina Silva Frade (Universidade Federal de Minas Gerais)
Auditório Neidson Rodrigues
17h30 Encerramento Auditório Neidson Rodrigues
* Haverá tradução simultânea do inglês para o português.

Sessões de Comunicação

Sessões de Comunicação



Para consultar o programa das comunicações de trabalhos clique aqui.



Orientações para os participantes que vão apresentar trabalho(s):

- O tempo será de 15 minutos;
- Ao final de todas as apresentações da sessão serão destinados 15 minutos para discussão dos trabalhos; - Serão disponibilizados computador e data-show;
- Caso seja necessário o uso de softwares ou equipamentos sofisticados, recomendamos que sejam levados pelo participante;
- Os certificados serão enviados posterormente por email.

Eixos Temáticos



1.Mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita

2.Cultura escrita e políticas linguísticas

3.Multimodalidade e letramento digital

4.Letramentos escolares e não escolares

5.Letramentos acadêmicos e profissionais

Inscrições



Para realizar sua inscrição, siga os seguintes passos:

1º - faça um depósito identificado com o valor correspondente a sua categoria:

Dados bancários:
- Banco do Brasil
- Agência: 8619-3
- Conta Corrente: 42012-3
- Titular: Maria Lúcia Castanheira



Tabela de Valores:

Professores Pesquisadores R$350,00
Estudantes de Pós-graduação R$200,00
Professores da Educação Básica R$160,00
Estudantes de Graduação R$140,00
Ouvintes
(sem apresentação de trabalho)
R$140,00


2º - preencha o formulário de inscrição e anexe o seu comprovante de depósito:


Datas Importantes



Período de submissão de trabalhos de 06 de junho a 05 de julho
Divulgação do resultado dos trabalhos aceitos para apresentação 10 de julho
Inscrições com apresentação de trabalhos de 10 a 17 de julho
Inscrições no Evento (ouvintes) de 17 a 29 de julho

Normas de Submissão



Os interessados em apresentar comunicações no VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita devem identificar a adequação do(s) trabalho(s) a um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita
  2. Cultura escrita e políticas linguísticas
  3. Multimodalidade e letramento digital
  4. Letramentos escolares e não escolares
  5. Letramentos acadêmicos e profissionais

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo expandido e seguir as normas de formatação disponíveis aqui. Os arquivos devem estar em formato Word, 2003 ou superior, salvos com o número do eixo de inscrição seguido de um traço e o nome do primeiro autor.

Exemplo: Eixo 1 - João da Silva

A avaliação dos resumos expandidos terá caráter classificatório e o julgamento obedecerá aos seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho para o Grupo Temático indicado na inscrição;
  • Articulação conceitual no enquadramento da temática;
  • Consistência argumentativa e rigor na abordagem teórico-metodológica;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Serão aceitas, como trabalhos, pesquisas com resultados parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Cultura Escrita e do Letramento. Os trabalhos devem evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Serão aceitos, também, ensaios (distintos de revisão de literatura) que problematizem pontos de interesse para o debate no campo de investigação. Não serão aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, revisões bibliográficas ou relatos de experiências.

Envio de Resumos



Os envios de resumos foram encerrados no dia 05 de julho.

Comitê Científico



Adriane Teresinha Sartori (FALE/UFMG)
Daniela Freitas Brito Montuani (FaE/UFMG)
David Bloome (OSU)
Gilcinei Teodoro Carvalho (FaE/UFMG)
Gladys Sá Rocha (FaE/UFMG)
Jane Quintiliano Guimarães Silva (PUC Minas)
Juliana Alves Assis (PUC Minas)
Maria de Lourdes Santos Ferreira (UFVJM)
Maria Gorete Neto (FaE/UFMG)
Maria José Francisco (FaE/UFMG)
Raquel Salek Fiad (Unicamp)
Sara Mourão Monteiro (FaE/UFMG)

Organização



Coordenação Geral

Gilcinei Teodoro Carvalho - UFMG

Maria Lúcia Castanheira - UFMG


Comitê Organizador

Andrea Machado de Almeida Mattos - UFMG

David Bloome - OSU

Luciana Mariz - UFMG

Miriam Jorge - UFMG

Isabel Cristina da Silva Frade - UFMG

Terezinha Cristina Rocha - UFMG

Valéria Resende Barbosa - UFMG

Informações



Guia de bolso UFMG - mapa e informações:

https://www2.ufmg.br/pra/content/download/16361/.../PRA_Mapa_Informacoes.pdf

Linhas de ônibus internos da UFMG:

https://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml

Informações turísticas de Belo Horizonte:

http://www.belohorizonte.mg.gov.br/

Contatos



E-mail: coloquioletramento2017@gmail.com


Telefone: +55 (31)3409-5333


Endereço:
Faculdade de educação da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte - MG - Brasil





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