Responsive image

Início



O VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita tem como tema Relações entre Linguagem e Poder em Contextos Educacionais e objetiva realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia. O exame das possibilidades de diálogo entre campos de conhecimento projeta implicações para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de políticas públicas educacionais. A relevância de uma reflexão sobre as relações entre linguagem e poder origina-se do reconhecimento da natureza multifacetada das práticas sociais de alfabetização e letramento. Por isso, a necessidade de uma ação multidisciplinar por parte de pesquisadores que se dedicam a essa temática, no sentido de examinar a profícua produção acadêmica sobre os usos sociais da leitura e da escrita.

Apresentação



Objetivos:

O Colóquio busca contribuir para:

(i) a definição de uma agenda de pesquisas (que lacunas são identificadas no quadro da produção acadêmica contemporânea? o que se considera relevante e necessário pesquisar nos próximos anos?);

(ii) a informação de políticas educacionais (que princípios e orientações devem ser considerados na proposição de políticas educacionais públicas? como estabelecer diálogos com agentes responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas?).

A relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados do letramento produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados.


Histórico:

Desde sua 1ª edição, o Colóquio reúne pesquisadores nacionais e internacionais para discussão de questões contemporâneas sobre Cultura Escrita e Letramento, numa perspectiva interdisciplinar. As temáticas abordadas nas edições anteriores foram:

1ª edição (2007): "Relações entre cultura, oralidade, escrita e cognição".

2ª edição (2008): "Cultura escrita: concepções de alfabetização e letramento".

3ª edição (2010): "Diversidade e diferença na educação: cultura, escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades". Nesse ano foi publicado o livro Cultura escrita e Letramento, que reuniu trabalhos das primeiras edições.

4ª edição (2012): "Práticas de linguagem e letramento: teorias e métodos".

5ª edição (2014): “Contraposição e integração de estudos sobre Letramento e Cultura Escrita: um balanço interdisciplinar”.


Programação



Em breve!

Eixos Temáticos



1.Mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita

2.Cultura escrita e políticas linguísticas

3.Multimodalidade e letramento digital

4.Letramentos escolares e não escolares

5.Letramentos acadêmicos e profissionais

Inscrições



Serão abertas a partir do dia 07 de julho.


Tabela de Valores:

Professores Pesquisadores R$350,00
Estudantes de Pós-graduação R$200,00
Professores da Educação Básica R$160,00
Estudantes de Graduação R$140,00

Datas Importantes



Período de submissão de trabalhos de 06 a 30 de junho
Divulgação do resultado dos trabalhos aceitos para apresentação 07 de julho
Inscrições com apresentação de trabalhos de 07 a 15 de julho
Inscrições no Evento (ouvintes) de 15 a 29 de julho

Normas de Submissão



Os interessados em apresentar comunicações no VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita devem identificar a adequação do(s) trabalho(s) a um dos seguintes eixos temáticos:

  1. Mobilidades sociais e práticas de leitura e de escrita
  2. Cultura escrita e políticas linguísticas
  3. Multimodalidade e letramento digital
  4. Letramentos escolares e não escolares
  5. Letramentos acadêmicos e profissionais

Os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo expandido e seguir as normas de formatação disponíveis aqui. Os arquivos devem estar em formato Word, 2003 ou superior, salvos com o número do eixo de inscrição seguido de um traço e o nome do primeiro autor.

Exemplo: Eixo 1 - João da Silva

A avaliação dos resumos expandidos terá caráter classificatório e o julgamento obedecerá aos seguintes critérios:

  • Relevância e pertinência do trabalho para o Grupo Temático indicado na inscrição;
  • Articulação conceitual no enquadramento da temática;
  • Consistência argumentativa e rigor na abordagem teórico-metodológica;
  • Interlocução com a produção da área;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

Serão aceitas, como trabalhos, pesquisas com resultados parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Cultura Escrita e do Letramento. Os trabalhos devem evidenciar elaboração teórica e rigor conceitual na análise. Serão aceitos, também, ensaios (distintos de revisão de literatura) que problematizem pontos de interesse para o debate no campo de investigação. Não serão aceitos textos que se restrinjam a capítulos de teses ou dissertações, revisões bibliográficas ou relatos de experiências.

Envio de Resumos



Comitê Científico



Em breve!

Organização



Coordenação Geral

Gilcinei Teodoro Carvalho - UFMG

Maria Lúcia Castanheira - UFMG


Comitê Organizador

Andrea Machado de Almeida Mattos - UFMG

David Bloome - OSU

Luciana Mariz - UFMG

Miriam Jorge - UFMG

Isabel Cristina da Silva Frade - UFMG

Terezinha Cristina Rocha - UFMG

Valéria Resende Barbosa - UFMG

Informações



Em breve!

>

Contatos



E-mail: coloquioletramento2017@gmail.com


Telefone: +55 (31)3409-5333


Endereço:
Faculdade de educação da UFMG
Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte - MG - Brasil





Responsive image